terça-feira, agosto 30, 2005




Pergunta-me respostas sabor a mar





Sim, pergunta-me respostas





Pergunta-me
se ainda és o meu fogo
se acendes ainda
o minuto de cinza
se despertas
a ave magoada
que se queda
na árvore do meu sangue





Pergunta-me

se o vento não traz nada
se o vento tudo arrasta
se na quietude do lago
repousaram a fúria
e o tropel de mil cavalos





Pergunta-me

se te voltei a encontrar
de todas as vezes que me detive
junto das pontes enevoadas
e se eras tu
quem eu via
na infinita dispersão do meu ser
se eras tu
que reunias pedaços do meu poema
reconstruindo
a folha rasgada
na minha mão descrente


Qualquer coisa

pergunta-me qualquer coisa
uma tolice
um mistério indecifrável
simplesmente para que eu saiba
que queres ainda saber
para que mesmo sem te responder

saibas o que te quero dizer




Mia Couto









Solar Nature






7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não existem perguntas para tantas respostas...nem já nada resta para que tanto se possa perguntar. As pontes são passagens "para outras margens". E... "se perguntares, ao sol, à lua, ao vento (...)eles responder-te-hão que são horas de te emebedares... de amor, paixão, poesia, vinho, à tua escolha".
Muitas referências a revelar o evidente...desfragmentação calculada. Pois! Vai na mesma linha do anteriore um prego não se tira com um novo prego, se me percebes..beijinhos de boa noite, isto é, Beijinhos no fom-fom de Osiris!

12:47 da manhã, agosto 31, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu adoro Mia Couto, Ximpinhas. '..se acendes ainda o minuto de cinza', 'Pergunta-me se te voltei a encontrar de todas as vezes que me detive junto das pontes enevoadas' - que bonito... Obrigada por mais um momento tão bom... :) Um beijo enorme!

12:48 da tarde, agosto 31, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Está fenomenal este excerto:) ...perguntas sem resposta... adorei as imagens estão fantasticas..as vezes algumas perguntas são como as alforrecas:) beijocas

1:28 da tarde, agosto 31, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Muito boa a tua escolha, kikosss! Mil tilesss para ti! :)

5:51 da tarde, agosto 31, 2005  
Blogger Unknown said...

Se o Homem fosse possuidor de todas as respostas não seria tão bela a nossa essência, nem o amor, penso que é isso que temos de aceitar, o facto de não existirem todas as respostas.. Beijinho, grande..

10:05 da tarde, setembro 01, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Pharaoh...das cinzas não se faz fogo..a não ser que este nunca tenha expirado. Este poema do Mia Couto é de uma tristeza imensa, o chorar de algo bom que se perdeu, o implorar saudades...desculpa a minha leitura contrária às restantes: este poema fala de algo que simplesmente morreu...beijinho

3:02 da manhã, setembro 02, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Bonita escolha...

4:20 da tarde, novembro 16, 2005  

Enviar um comentário

<< Home